sexta-feira, março 19, 2021
terça-feira, março 09, 2021
Objetivo
Esta palestra tem como objetivo a apresentação da plataforma de desafios fotográficos GURUSHOTS como um instrumental para o aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas fotográficas.
O que é o Gurushots?
Gurushots é o maior site de desafios fotográficos existente na internet. Nele participam centenas de milhares de fotógrafos de todo o mundo. Normalmente, cada fotógrafo envia 4 de suas melhores fotos para um dado tema. Posteriormente, os demais fotógrafos dão seus votos a partir de um painel aleatório. Ao final de um período que pode variar entre 7 a 21 dias, o conjunto das 4 fotos mais votadas alcança a vitória final. Em outro tipo de challenge, chamado de "speed", apenas uma foto é enviada e o perído de votação é de 3 a 4 dias. A participação em cada challenge varia entre 10 a 20 mil fotógrafos, mas já ocorreram challenges com mais de 150 mil fotógrafos. Na medida em que o fotógrafo vai participando e se qualificando nas disputas, ele vai galgando níveis de excelência até atingir o patamar mais elevado que é o de GURU.
Pontos a serem desenvolvidos:
1 - Gurushots é um site de competições fotográficas. O elemento da competição e disputa traz, por si só, um elemento lúdico para os participantes. Neste sentido, o GS é uma espécie de corrida contra o tempo e contra outros participantes.
2 - Fotógrafos são normalmente por natureza seres humanos que se interessam por imagens e possuem o olhar como um de seus sentidos mais apurados. GS apresenta aos participantes um universo inesgotável de imagens a serem exploradas.
3 - A comunidade. Inicialmente, a maioria dos fotógrafos GS não se conhecia. No entanto, principalmente através do Facebook, estabeleceram-se várias comunidades de usuários nos quais os mesmos podem se encontrar e interagir formando várias comunidades de partilha de interesses semelhantes. Neste sentido, o GS é o ponto inicial de convergência e o Facebook a rede mais usada para o desenvolvimento destas relações.
4 - Gurushots é um site de desafios fotográficos cujos participantes são também os votantes nas fotos que mais agradam. No entanto, a visualização das fotos é feita de forma muito rápida em um painel geral de fotos. Neste sentido, o objetivo central ao enviar uma foto é o de procurar despertar nos votantes um forte impacto em uma primeira visualização.
5 - Uma forma inicial importante para conhecer os fotógrafos e seus trabalhos é o de dar LIKES neste painel de votos. Estes LIKES serão guardados em seu PROFILE. Logo após esta etapa, recomendo uma visita ao painel de LIKES para poder iniciar o processo de apreciação e análise das imagens. Clicando nestas fotos, você as poderá analisar em uma tela FULL FRAME. A partir daí, você também poderá visitar o FOTÓGRAFO responsável por aquela imagem e conhecer o seu trabalho. Caso, seja de interesse, adicione o fotógrafo à sua lista de FOLLOWING.
6 - Dados EXIF. Uma ótima característica do GS é a apresentação dos dados EXIF das imagens. Recomendo uma análise detalhada destes dados para tentar investigar as variáves que levaram o fotógrafo a produzir aquela imagem de tal e tal forma.
7 - CURIOSIDADE - ao entrar na página de um fotógrafo e encontrar uma grande quantidade de fotos bonitas a uma primeira vista, temos um indicativo de que este usuário é provavelmente um bom fotógrafo, mas um jogador não tão eficiente. Páginas iniciais de bons jogadores são normalmente mais desordenadas e caóticas com fotos de variadas áreas e qualidade diversificada.
8 - As TOP20 fotos mais votadas. O grande diferencial do GS frente às outras plataformas é a possibilidade que ele nos fornece de analisar o MINDSET dos votantes. Ou seja, podemos buscar e identificar tendências imagéticas que estão na mente dos votantes. Para isso, recomendo um estudo rigoroso das características que estão presentes nas 20 ou 50 fotos mais votadas de um determinado challenge. Qual é o enquadramento usado? Qual a luz usada? Qual as principais cores? São fotos de estúdio ou externas? Normalmente haverá um ou dois princípios fortes que façam que exista uma convergência para aquelas imagens. Procure descobrir quais são estes princípios e identifique se você possui imagens que seguem esta tendência.
9 - O DESAFIO em si. Muitas vezes, pensamos no GS como um concurso fotográfico comum e buscamos em nossos arquivos imagens que correspondam à proposta de cada challenge. No entanto, a coisa mais relevante do GS é a de propor um DESAFIO. Ou seja, é uma proposta, um exercío. É como se a plataforma lhe dissesse: "Vá lá na rua ou no seu estúdio e me traga uma foto assim, assim, assim..." De fato, este é o elemento mais LÚDICO e interessante proporcionado pelo GS. A plataforma te leva a fazer fotos que você nunca havia pensado em fazer antes.
10 - Quando se incorpora a ideia do DESAFIO e a mente se acostuma às propostas dos challenges do GS, nossa ATENÇÃO e nosso OLHAR são alterados. Passamos a observar o mundo ao nosso redor a partir de um novo prisma. Ou seja, objetos e cenas que até então não eram importantes, passam a ser vistos sob uma nova perspectiva e passamos a fotografar de forma diferente a partir desta visão ao mesmo tempo mais abrangente e também focada.
11 - O painel DISCOVER. Neste painel, podemos acompanhar todos os vencedores dos challenges do GS. A diária visita a este painel nos mostrará o trabalho destes vencedores e é também uma ótima forma de conhecer o trabalho destes fotógrafos em geral, visitando suas páginas.
12 - É preciso gastar dinheiro para ter boa performance no GS? A resposta é SIM e a resposta é NÃO. Inicialmente, eu recomendaria um certo investimento monetário para o teste e aprendizado da mecânica e funcionamento da plataforma. Posteriormente, o ideal é a utilização do conhecimento adquirido para poder traçar melhores formas e estratégias para um resultado final. É possível vencer no GS sem gastar um centavo sequer.
13 - Não existe mágica no GS. Uma vez ou outra, algumas fotos de má qualidade poderão alcançar um score elevado. No entanto, isso NUNCA SERÁ A REGRA. Fotos boas estarão sempre no topo. Fotos ruins estarão sempre lá embaixo. Isso não quer dizer que exatamente as melhores fotos irão vencer. Chegando a um determinado patamar de qualidade, a ESTRATÉGIA usada no jogo passa a ser influente.
14 - A melhor estratégia para ter bom rendimento no GS e VENCER é a de PRODUZIR NOVAS FOTOS. Tendo bom estudo e conhecimento sobre as tendências e características esperadas de uma imagem, o melhor caminho é o de PRODUZIR novo material para o challenge proposto. Você será DESAFIADO e terá que usar sua mente e esforço para poder corresponder aos objetivos propostos. Esta é a melhor coisa que o GS te oferece - desafiar a si próprio.
Referências de fotógrafos underrated :
Flávio Souza Cruz - páginas de achievements:
Postagens mais visitadas
-
Noite deliciosa na mais nova casa noturna de BH - HOTEL LONDRES! Experiência incrível em um local repleto de ambientes diferentes e muito be...
-
GROOOOOVYYY, senhoras e senhores! Noite diferenciada e especial com as bandas VINIL + GROOVY MAMMA + FOOFIGHTERS COVER ! Oh YEAH! Essas foto...
-
Uma noite de gala com a presença da grande atração BLACK CIRCLE e da energia vibrante do BEER JUICE, senhoras e senhores! Essas fotos são pr...