★ Flávio Souza Cruz ★

domingo, março 31, 2013

Parece uma coisa simples e muita gente não leva a sério, mas a QUALIDADE DO MONITOR é fundamental para uma boa e adequada edição de imagens. Eu até pouco tempo atrás usava a tela de meu notebook vaio de 16'' em conjunto com um antigo monitor AOC de 22''. Era relativamente interessante pois podia coordenar várias atividades ao mesmo tempo.

No entanto, apesar da imagem deste AOC ser muito bela, ela definitivamente não era ACURADA e mesmo tentando regulá-lo das mais variadas formas possíveis eu não conseguia uma precisão de cores bem feita, o famoso "what you see is what you get". Descalibrei algumas edições por conta disso, não tendo a real noção de saturação e temperatura da cor.

Comparação de imagem de um monitor de tecnologia TN, modelo HP w2408h com o modelo de tecnologia IPS, DELL 2410. Percebam a diferença quando o ambiente está escuro.


Resolvi que não poderia continuar assim e empreendi uma boa pesquisa pela NET atrás do "monitor ideal". Uma coisa importante, neste sentido, é a tecnologia utilizada para a exibição de imagens. Elas são várias e cada uma tem o seu mercado específico. No caso da edição de imagens, o que me pareceu melhor foi a chamada tecnologia IPS. Ela tem uma grande fidelidade de cores e a luminosidade é maior, de tal forma que podemos trabalhar tranquilamente em um ambiente escuro [apesar de não ser o adequado].

Monitor IPS DELL 2410


 Acabei optando pelo monitor DELL 2410 de 24'' e 1920x1200 de resolução. É um excelente monitor com ótimo custo/benefício. Existem outros melhores, mas o preço é radicalmente mais elevado. No mais, vai uma dica para análise de monitores para edição de fotos http://bestmonitorforphotoediting.org/.


0 comentários:

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog