★ Flávio Souza Cruz ★

terça-feira, março 15, 2011

Foto: Vanessa Kohler
Aproveitando as horas da madrugada, vamos a mais um "Epifania da..." (agora reformulado para "Semana"). A idéia é boa por que me impõe uma disciplina semanal e joga para os cacos toda e qualquer pretensão diária de postagem neste blog. Mas enfim, vamos aos causos, relatos e dicas.

1 - A primeira da noite é a que estou reorganizando a minha biblioteca pela enésima vez, buscando encontrar os mais inusitados espaços livres nos recantos mais abarrotados da casa. É, de fato, um desafio borgeano. Não sei onde mais colocar a livraiada! Anyways... caminhando pela trilha das letras, gostaria de relatar a aquisição dos Contos Escolhidos de Isaac Babel, dentre algumas outras boas pechinchas que consegui na Status Livraria. Sempre tive um enorme interesse pela literatura russa e nunca conctretizei de fato tal curiosidade. Comecemos, pois, pelos contos, leitura mais fácil daquilo que nos aguarda pela frente. Me lembro sempre do saudoso mestre Francisco Iglésias, quando afirmava peremptório ser "Guerra e Paz" o mais fantástico livro já lido por ele. Um dia terei o necessário tempo, a necessária paz e a necessária atenção para lê-lo. Até lá, vamos roendo as bordas da literatura russa com os contos de Babel. Quem me conhece de bom tempo, sabe do meu apreço pulsivo pela literatura. Tecer letras é uma das minhas missões neste mundo. Fato posto, até que eu morra. Em alguns momentos, me dá a vontade de chutar o balde de toda a organização deste espaço e verter letras as mais malucas. No entanto, eu sou assíduo admirador do livro de Eclesiastes e funciono tal como ele - hora de pausar, hora de escrever, hora de imagear [neologismo agora criado para a fotografia epifânica], hora de colher. Tudo tem o seu tempo e o meu tempo - neste dia, não o é o das letras. Vamos, então ao outro lado da margem, aquela que nos conduz ao imagear.

2 - Uma bela descoberta da semana passada foi o site e o blog da fotógrafa mineira Vanessa Kohler. O trabalho dela é encantador pela suavidade e beleza das imagens. A Vanessa trabalha com casamentos e fotos familiares. Suas imagens são muito belas, sofisticadas, embaladas por uma leveza cativante. Um ótimo trabalho e uma boa referência. Em seu blog, me incomodou apenas a disposição colada das fotos. Prefiro-as bem separadas, demarcando cada uma o seu espaço. Destaque para a beleza das fotos da grávida futebolística e da linda mocinha em desejos.

Foto: Benny Gettinger

3 - Uma outra coisa divertida que encontrei na semana passada foi o "botão curtir" do facebook. Nunca imaginei que uma coisa tão banal e simples como esta poderia ser tão revolucionária. Este "pequeno detalhe" possui um poder de divulgação e agregação incrível, fazendo com que aquilo que postamos percorra trilhas impensadas de conectividade. Resolvi implantar o bichinho no Epifania e o resultado tem sido ótimo. Para os blogueiros que ainda não o usam, está aí a dica!

4 - No campo da música, recomendo uma visita aos videos do site da banda Cartoon. Ainda preciso vê-los ao vivo, mas foi destas gratas surpresas que encontramos pela net. Cheguei até eles através das minhas fotos do LED III e do Pink Floyd Reunion. O vocalista e baixista do LED e o tecladista do PFR, respectivamente Kadhu e Raphael Rocha fazem parte também do Cartoon. Viajei até nas músicas e nos videos! Confiram!

5 - Por fim, um breve comentário sobre meu atual sonho de consumo. Na verdade, são dois enamoramentos fotográficos: as lentes: Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM e a clássica Canon EF 24-70mm f/2.8L USM, duas pequenas pérolas de engenharia ótica da consagrada linha L da Canon. E duas pequenas fortunas também. O ideal seria ter as duas e, quem sabe, em um razoável futuro assim o será. No entanto, neste mundo malvado dos recursos escassos terei que optar por uma delas. Atualmente, a resposta final deste namoro tem sido a 24-105. Ando visitando fóruns e análises e para o dia-a-dia em geral ela é quem me parece ser a mais apropriada. E nisso, finalizo com este ótimo review comparativo entre estas duas belezinhas. Para fechar de vez, acabei por descobrir um grupo do flickr dedicado apenas à 24-105. E de foi lá que retirei a foto do patinho feita com essa lente. Ela veio originalmente do blog photogrativity. Vejam só que beleza a suavidade e a profundidade de campo da mesma.


0 comentários:

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog