★ Flávio Souza Cruz ★

quarta-feira, março 02, 2011

Foto: Cláudio Versiani

Após a série alucinante de fotos sobre as bandas mineiras, uma ligeira pausa, falando sobre coisas diversas. A fotografia de shows é algo que tem me agradado muito, mas é também uma coisa que dá uma trabalheira danada principalmente por conta da iluminação. Quando acertamos o click na hora certa, "Eureka! Eis a foto!", mas quando o iluminador troca repentinamente o quadro e retira a luz...argh! Oh raiva por mais um click perdido que se vai no escuro. No Circus Rock Bar eu perdi várias e várias fotos por conta dessa alternância. Com algumas bandas, que ainda virão, foi uma luta frenética com o disparador. Enfim, tempo das epifanias do dia:


1 - A primeira dica do dia (noite, na verdade) é o ótimo texto "Stop Taking Pictures, Start Creating Images" (Pare de tirar retratos, comece a criar imagens), que didaticamente procura mostrar aos fotógrafos iniciantes a diferença entre meros retratos que todo mundo tira e a construção de imagens que se aproxima muito mais de um conceito que para mim vai da pintura ao poema. A verdadeira imagem nos instiga os sentidos, encobre, sugere, conta estórias, nos faz imaginar contextos e nos pontua entre exclamações interrogadas.

2 - A segunda dica do dia é o recém descoberto blog do colega Cláudio Versiani, o Pits' Blog. O Cláudio é um excelente fotógrafo, destes cujas imagens me levam tipicamente às reflexões do parágrafo anterior. Eu sempre acompanhava o Cláudio através de seus posts jornalísticos do Blog da Josefina. Curiosamente, nunca tinha atentado para o seu próprio e pessoal blog fotográfico. De forma profundamente "desagradável", o Cláudio se encontra agora em Veneza. Eu estive lá há dois anos atrás, de passagem, indo para Roma, tal como registrado neste tópico do Hiperfocus. A viagem do Cláudio acabou por me lembrar da minha e das saudades de perambular pelo mundo. Alegria sincera por ele e uma mistura meio estranha de sentimentos que me restaram na cabeça. Vez ou outra, sempre me vem um questionamento sobre os "porquês" de eu estar por aqui e não em "outros lás". Enfim... vamos em frente.

Foto: Damien Balada

3 - O template do Pit's Blog (que é o mesmo da Josefina), acabou por me fazer mudar o template antigo do Epifania Wordpress. Eu até hoje não entendi as razões pelas quais eu sempre acho os templates do wordpress mais elegantes e belos do que os do blogger, mesmo quando os modelos supostamente são idênticos. As coisas simplesmente ficam "mais legais" por lá! Eu pego, por exemplo, essa sequência em P&B que fiz de Tiradentes e só consigo achar que por lá ficou muito mais elegante do que aqui. Quem quiser fazer o tira-teima, basta clicar nessa versão paralela do Epifania e me contar. No entanto, tudo por lá é limitado nas "versões free" e é por isso que eu me mantenho fiel cliente do bom e velho blogger, neste canto que me acolheu.

4 - Outra dica curiosa me foi passada pelo amigo Perro Hongo, da Sanga da Iluminação Elétrika. Trata-se do filme Iron Sky, cuja idéia, muito legal por sinal, é retratar uma realidade paralela cujos nazistas partem para o lado escuro da lua, logo após a derrota para os aliados. Em 2018, no entanto, eles retornam à Terra. E as intenções, certamente, não são das melhores. O argumento é muito interessante, mas só compraria a estória se algum extraterrestre ajudasse os nazistas na empreitada. Enfim, para quem ficou curioso, eis os teases de Iron Sky.

Foto: Irina Werning
5 - Um outro canto muito interessante no qual aportei é a revista eletrônica BitFUUL, contendo trabalhos de artistas e fotógrafos ao longo do globo. Destaque para a artista plástica brasileira Raquel Fukuda e para as ilustrações do francês Damien Balada. Eu adoro colagens... e pensar que eu as fazia recortando e colando a partir re revistas velhas. Coisa mais dinossáurica! Tem muita coisa boa para se ver no BitFUUL. Só catei alguns, por enquanto.

6 - Aaahhh... Quase já ia me esquecendo! Confiram a ótima idéia da fotógrafa Irina Werning em seu ensaio Chini Project. Ela fez algo que muita gente faz, ou seja: vestiu seu cãozinho Chini e saiu tirando fotos. A diferença (e que diferença) é a qualidade nas composições e imagens! Eu delirei com várias! O cachorro é feio de dar dó, mas ela conseguiu transformar o bicho em um ser altamente pop! Um dia vou pegar a  Valentina e fazer umas assim! Não deixem de conferir o trabalho dela!

1 comentários:

claudio versiani disse...

Caro Flávio,
em primeiro lugar, obrigado pela nota e pelos elogios, aqui e lá no blog. Fico muito feliz que vc tenha gostado. Realmente viajar é muito bom. Duro é arrumar tempo e dinheiro para tal. Mas não dá pra reclamar, pelo contrário. Já viajei bastante.
E ainda temos a rede para fazermos uma viajem virtual. Acabei de voltar da sua bela Tiradentes.
E ainda, obrigado pelas dicas aqui dessa epifania. Passei a BitFUUL para a galera do UaiPhone. Vc conhece?
http://uaiphone.com
O trabalho "Back to the future" da Irina é muito bom. Por acaso eu já conhecia, mas não tinha visto o cachorrinho.
Mais uma coisa, se vc gosta de collage, dá uma olhada no trabalho do Mauricio Planel...
http://elcollage.blogspot.com/
Mais uma vez, gracias!
Gde ab.

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog